22 de fevereiro de 2010

BOAS-VINDAS, ROTINA

Hoje acordei com uma sensação de contentamento, um certo alívio foi o meu primeiro sentimento do dia.

Entendi o motivo quando olhei o relógio e vi a hora normalizada. É, o horário de verão terminou e ele é anormal, não concorda com nosso relógio biológico.

Começamos a voltar à rotina. Ainda falta o reinício do ano letivo, que traz consigo a movimentação das escolas, o burburinho da criançada nas ruas e , aqui no meu sul, a diminuição gradativa das temperaturas. Sempre digo que o povo do sul não tem estrutura física para altas temperaturas. Sofremos muito com o calor , mas há quem goste e gosto não se discute. Faço parte da turma que prefere o inverno, romântico, inspirador, aconchegante e bem mais produtivo.

Mas é de rotina que desejo falar. Para mim a rotina não incomoda, como acontece com muitas pessoas, que a consideram uma adversidade, um dissabor, uma situação de mal-estar. Para fugir dela muitos se lançam a aventuras perigosas no trânsito e se submetem a uma série de desconfortos.

A rotina é , no meu ponto de vista, uma conquista que nos conduz à sabedoria. É a vida real, o dia-a-dia que nos torna seguros e nos oportuniza viver a vida em sua plenitude. Sair dela nos faz ver seu real valor. Não é raro se ouvir pessoas dizerem que sair de casa é bom, mas voltar é melhor ainda. É no aconchego da nossa cama que dormimos melhor e acordamos refeitos para a luta diária. Ter à mão nossos objetos pessoais, estar no espaço que construímos para nos abrigar e proteger, nos dá tranqüilidade e harmonia interior.

Por enquanto estamos livres das intermináveis e desgastantes correrias das festas de fim de ano, dos atropelos em busca de um lazer , que muitas vezes está muito mais dentro de nossas casas do que no lado de fora. Acabaram-se as folias de Momo, agoniza o BBB10 e “Viver a Vida” será voltar a viver a vida, do jeitinho que ela é, com muito trabalho e estudo, buscando a realização dos nossos sonhos e dos nossos objetivos, sem deixar a peteca cair.

Tem muita beleza na rotina e ela não precisa ser, necessariamente, uma seqüência de dias iguais, de procedimentos mecanizados pela força do hábito. Existe uma infinita riqueza de possibilidades nas ações do quotidiano. Cada dia é novo, cada noite tem sua magia própria. Temos um ano inteirinho pela frente. Vai chover, vai esfriar, vamos ter aquele resfriado de sempre, vamos nos surpreender e nos decepcionar, mas também vamos nos alegrar, conhecer outras pessoas, fazer novas amizades e isso é a saudável rotina de quem está vivo.

Maria Alice Guimarães

7 comentários:

Anônimo disse...

Maria! Concordo com tudo tudinho que você disse!
Penso mesmo assim.

alyce123 disse...

Anônimo!
Acredito que muitas pessoas pensam como nós...nada pode ser melhor que uma boa rotina...é nela que a vida acontece..
Bjo

Vera Rolim disse...

Hum gostei de ver, começou a dedilhar no teclado!!!!!
Pra mim a rotina é boa para determinadas situações, outras nem tanto.
Sou fã de organização, sem exageros, qdo me sinto engessada mudo o jeito de fazer as coisas. Altero a rotina a meu favor, não gosto de ficar escrava. Coisa de geminiana que adora uma novidade...rs
Beijocas!

Anônimo disse...

É, mas a gente só gosta da novidade porque tem a rotina, mudança demais tb é rotina, mas coisa da lei da inercia.
Eu gosto da rotina, e gosto porque não me sinto escrava dela.

jurisdrops disse...

Oi, Maria Alice:
Penso como você e me sinto à vontade com a rotina que me dá segurança, que me serve de esteio. Sair fora dela é bom, porque sei que ela me aguarda com seu codidiano abraço das coisas serenas.
Beijos

Lurdinha disse...

Maria Alice minha poeta .....

Tudo acaba em rotina, mas uma
rotina boa de se viver.....
Gostei e concordo com você....


beijos na alma

Lurdinha

Lista Telefonica disse...

www.sualista.com.br