14 de setembro de 2009

AS ESPIÃS DE DEUS

Confesso meu especial encantamento pelo sexo feminino. Gosto de analisar as mulheres, ler e estudar sobre elas, tentar entender seus anseios, talvez por ser uma delas, ou quem sabe, por não ter tido filhas nem netas, mas ter crescido em um núcleo familiar composto, basicamente, por muitas mulheres.

Luis Fernando Veríssimo, diz em uma de suas crônicas que “mulheres são espiãs de Deus”. E lá fui eu, de novo, em busca de descobrir mais sobre minhas musas..Jovens, maduras, loiras, morenas, gordas , magras, de norte a sul do Brasil, todas possuem os mesmos dons, os mesmos atributos básicos. O que as diferencia não as torna tão diferentes, porquanto as faz mais iguais.

Mulheres são mães, preparam gente dentro de si. Deus não confiaria essa tarefa de reproduzir sua imagem e semelhança a um “reles mortal”. E, depois de gerar vida, elas são capazes de ensinar como vivê-la, tudo isso com amor incondicional e disponibilidade total. Mesmo as que por qualquer motivo , seja de escolha própria ou não, não têm filhos biológicos, acabam por exercer a maternidade em qualquer tempo, sendo professoras, médicas, psicólogas, adotam seus sobrinhos como filhos e, na velhice de seus pais, trocam de lugar com eles e passam a ser suas mães. E quantas servem de mães a seus irmãos mais novos e até mesmo para seus maridos?

Mulheres possuem sexto sentido. Disso ninguém duvida. Percebe, sente e pressente . Até mesmo o choro feminino é diferente do choro masculino. Poucos homens choram, mas todas as mulheres vazam, extravasam, desidratam-se de tanto chorar. E fazem isso sem medo de serem julgadas , rotuladas de frágeis ou de fracas. E fala com os olhos, diz com gestos, se arranja sozinha sempre que a vida aperta seu nó em torno dela.

Mulher confunde sexo com amor, mas até isso parece propósito da natureza. Dessa forma colocam amor , que é puramente espiritual, em algo que, primitivamente, estaria apenas no âmbito físico, ligado apenas à procriação. Desta forma sacralizam a profanidade das relações carnais e os filhos passam a ser produtos do amor antes de serem conseqüência dos instintos sexuais humanos. É a parte divina do mistério da Criação, por isso espiãs de Deus.

E alguém duvida que as mulheres possuam cérebro? O que há de errado em possuir um? Sustentar-se, ter autonomia, desejos, ambições, opiniões próprias e coragem para expressá-las e tudo isso temperado com uma boa dose de ousadia é direito de toda mulher seja qual for seu estado civil, sua condição familiar, o lugar onde vive, a profissão que exerça. Nada disso se opõe à sua condição de mães, de perpetuadoras da espécie.

Muitas são as interpretações errôneas acerca do papel da mulher na sociedade contemporânea. É preciso atentar que ser inteligente, culta e independente não muda a essência feminina, apenas as tornam mais eficientes como companheiras de vida, não só para seus maridos ou namorados, mas também para todos com quem convivem.

Mulheres independentes e bem resolvidas não são raridade nos dias de hoje. Acho até que sempre existiram, de uma forma diferente, talvez, com outras vivências, outros valores , mas com a alma livre para voar sempre que fosse preciso. A consciência da necessidade de independência aumentou, com toda certeza, mas ampliaram-se as necessidades femininas. Alguns homens se sentem ameaçados por essa nova-velha versão feminina. Sinto muito, mas terão de correr atrás do prejuízo. Os toscos, inseguros e cafajestes não têm como segurar uma mulher dessas por mais “bonitinhos” que possam ser.
Serem homens das “espiãs modernas de Deus” requer muita eficiência

MARIA ALICE GUIMARÃES.