22 de fevereiro de 2010

BOAS-VINDAS, ROTINA

Hoje acordei com uma sensação de contentamento, um certo alívio foi o meu primeiro sentimento do dia.

Entendi o motivo quando olhei o relógio e vi a hora normalizada. É, o horário de verão terminou e ele é anormal, não concorda com nosso relógio biológico.

Começamos a voltar à rotina. Ainda falta o reinício do ano letivo, que traz consigo a movimentação das escolas, o burburinho da criançada nas ruas e , aqui no meu sul, a diminuição gradativa das temperaturas. Sempre digo que o povo do sul não tem estrutura física para altas temperaturas. Sofremos muito com o calor , mas há quem goste e gosto não se discute. Faço parte da turma que prefere o inverno, romântico, inspirador, aconchegante e bem mais produtivo.

Mas é de rotina que desejo falar. Para mim a rotina não incomoda, como acontece com muitas pessoas, que a consideram uma adversidade, um dissabor, uma situação de mal-estar. Para fugir dela muitos se lançam a aventuras perigosas no trânsito e se submetem a uma série de desconfortos.

A rotina é , no meu ponto de vista, uma conquista que nos conduz à sabedoria. É a vida real, o dia-a-dia que nos torna seguros e nos oportuniza viver a vida em sua plenitude. Sair dela nos faz ver seu real valor. Não é raro se ouvir pessoas dizerem que sair de casa é bom, mas voltar é melhor ainda. É no aconchego da nossa cama que dormimos melhor e acordamos refeitos para a luta diária. Ter à mão nossos objetos pessoais, estar no espaço que construímos para nos abrigar e proteger, nos dá tranqüilidade e harmonia interior.

Por enquanto estamos livres das intermináveis e desgastantes correrias das festas de fim de ano, dos atropelos em busca de um lazer , que muitas vezes está muito mais dentro de nossas casas do que no lado de fora. Acabaram-se as folias de Momo, agoniza o BBB10 e “Viver a Vida” será voltar a viver a vida, do jeitinho que ela é, com muito trabalho e estudo, buscando a realização dos nossos sonhos e dos nossos objetivos, sem deixar a peteca cair.

Tem muita beleza na rotina e ela não precisa ser, necessariamente, uma seqüência de dias iguais, de procedimentos mecanizados pela força do hábito. Existe uma infinita riqueza de possibilidades nas ações do quotidiano. Cada dia é novo, cada noite tem sua magia própria. Temos um ano inteirinho pela frente. Vai chover, vai esfriar, vamos ter aquele resfriado de sempre, vamos nos surpreender e nos decepcionar, mas também vamos nos alegrar, conhecer outras pessoas, fazer novas amizades e isso é a saudável rotina de quem está vivo.

Maria Alice Guimarães